quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Dar sangue é dar vida (o desporto motorizado tambem o diz)

Só uma maquina é capaz de fabricar sangue: o ser. Assim, facilmente se percebe que o sangue é um bem escasso. Por esta razão, o sangue existente nos serviços hospitalares depende inteiramente do gestos de cada um.
Anualmente as autoridades de saúde lançam campanhas de recolha de sangue. O gesto é rápido e demonstra preocupação pelos outros. Dar sangue é, assim, um gesto de vida, verdadeiramente essencial, porque alguns minutos perdidos na nossa vida podem ser suficientes para salvar outras.
O sangue é necessário todos os dias e em diversas situações. Para alem de doentes com anemia, doentes oncológicos, o sangue pode salvar vidas em diversos casos.
No desporto motorizados, nomeadamente em desportos que se praticam em territórios inospitos, como os ralis e todo-o-terreno, todas as viaturas participantes têm para alem do nome dos pilotos, o grupo sanguineo de cada. Já não é a primeira vez que em Fafe pilotos gravemente feridos receberam sangue em plenos troços cronometrados.
Em função disto, no passado Lisboa-Dakar (a prova rainha do todo-o-terreno mundial) a legião de portugueses que participaram, levam como slogan "dar sangue é dar vida"
Dê sangue, pois as regalias são muitas, e muito mais importante que isso, o proximo a necessitar poderá ser voce.

Nenhum comentário: